5 dicas para evitar lesões durante a atividade física

5 dicas para evitar lesões durante a atividade física

Já foi comprovado que a prática de atividades físicas traz diversos benefícios para a saúde e proporciona mais qualidade de vida. Entretanto, antes de iniciar qualquer atividade, seja correr ou levantar pesos, é necessário alguns cuidados. Exercícios mal feitos podem resultar em lesões dolorosas, assim com o excesso de exercícios podem causar fortes dores. Confira abaixo 5 dicas para evitar lesões nas atividades físicas.

1) Faça uma avaliação médica

Antes de iniciar qualquer atividade é recomendado realizar uma avaliação física para saber informações sobre a sua musculatura. O profissional poderá avaliar também o condicionamento físico, se há alguma lesão ou doenças que precisem de acompanhamento, etc.  Assim, o exercício proporcionará mais saúde e não acarretará em lesões.

2) Prepare-se de acordo com o esporte que irá praticar

Cada atividade física exige um preparo diferente, tanto físico quanto em relação a acessórios, equipamentos e roupas. Em uma corrida, é necessário atentar para o amortecimento dos calçados, por exemplo. Se for um exercício de musculação, é necessário avaliar as condições da musculatura antes dos treinos serem prescritos.

3) Alongamento e aquecimento

É essencial preparar o corpo antes de qualquer atividade. O aquecimento faz com que a musculatura do corpo seja estimulada, diminuindo o risco de lesões. Depois do treino é necessário fazer um alongamento, pois este processo ajudará os tecidos musculares a relaxarem e a recuperarem forças para os próximos desafios.

4) Força muscular e capacidade aeróbica em dia

Manter a força muscular e a capacidade aeróbica tem como principal objetivo preparar o nosso sistema para resistir a situações de fadiga em treinos de musculação de longa duração.

5) Acompanhamento

Para evitar lesões durante a prática de um esporte ou atividade física é essencial o acompanhamento e a orientação de um profissional capacitado. Este profissional dará atenção movimentos executados em cada exercício, cuidando da postura e indicando o peso e as sequências corretas, evitando sobrecargas.

Não esqueça: se você sentir algum desconforto ou dor ao realizar alguma atividade física, procure um médico especialista em medicina do esporte. Este profissional está qualificado poderá diagnosticar e tratar sua lesão de forma segura e eficaz. Não deixe a dor atrapalhar seu treino. Busque ajuda.

SOS ESPORTES

A SOS Esportes possui profissionais com mais de 25 anos de experiência em tratamento de atletas de alto rendimento, sempre atualizados. Nestes anos, conta com milhares de procedimentos cirúrgicos com tecnologia de ponta, procurando oferecer as técnicas mais consagradas no meio esportivo. Esta conduta se traduz na confiança que muitos já depositaram na nossa equipe. O responsável pela Clínica é o Médico, especialista em Medicina do Esporte e diretor da Sociedade Brasileira de Medicina Esportiva, Dr. Ivan Pacheco. Clique aqui e saiba mais sobre a SOS Esportes. 

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Copyright © 2019 SOS Esportes | Desenvolvido por DoutorX