5 fatos sobre Hipertrofia

hipertrofia

A hipertrofia muscular, também conhecida como a busca pelo crescimento dos músculos, é comum nos praticantes de esportes, principalmente na realização de exercícios de musculação. Durante atividades físicas que envolvem o ganho de força, as fibras musculares sofrem algumas pequenas lesões e, a partir da recuperação dos músculos, acontece o crescimento dos mesmos.

Confira abaixo 5 fatos sobre a hipertrofia muscular:

1) A hipertrofia pode ser conseguida por qualquer pessoa

Desde que um plano de treino adequado ao objetivo seja seguido, qualquer pessoa pode conseguir obter o crescimento de músculos. O processo é resultado do equilíbrio de três fatores: prática de exercício físico intenso, alimentação adequada e descanso. Seguindo as orientações corretas, é possível alcançar o objetivo.

2) O processo de hipertrofia deve ter acompanhamento físico

O acompanhamento de um profissional de educação física é muito importante para quem deseja ganhar músculos de maneira segura e responsável. O profissional irá orientar os treinos para que esteja em concordância com o objetivo, sem exageros e sem comprometer a saúde, evitando lesões, câimbras e até alterações no organismo.

3) É necessário seguir uma dieta

Como citado anteriormente, a alimentação é um dos itens importantes para o aumento dos músculos. O cardápio para ganhar massa muscular deve ser variado e rico em proteínas magras, carboidratos integrais, verduras e frutas. O ideal é procurar uma nutricionista para prescrever uma alimentação adequada conforme os seus objetivos.

4) Não exagere nos exercícios

O processo de hipertrofia é lento, devendo os primeiros resultados aparecerem após 6 meses. Por isso, é importante persistir no exercício e na alimentação e não exagerar na quantidade de peso ou na intensidade de exercícios. Há um mito de que quanto mais peso, maior será a hipertrofia, mas na verdade existem fatores mais importantes. Um deles é a velocidade da execução do movimento, que não pode praticado de forma muito rápida por correr o risco de ocasionar lesões.

5) Respeite o sono e o descanso

É verdade que os exercícios para hipertrofia precisam trabalhar o corpo por inteiro, mas também é essencial um descanso de pelo menos 24 horas, tempo para que o grupo muscular trabalhado possa ser recuperado. Além disso, o sono também é responsável por essa recomposição muscular e energética do corpo. Por isso, dormir o mínimo recomendável de oito horas por dia é de extrema importância para a regeneração muscular, fundamental para a eficácia dos treinos.

Como prevenir lesões em atividades físicas? Clique aqui e confira.

SOS ESPORTES

A SOS Esportes possui profissionais com mais de 25 anos de experiência em tratamento de atletas de alto rendimento, sempre atualizados. Nestes anos, conta com milhares de procedimentos cirúrgicos com tecnologia de ponta, procurando oferecer as técnicas mais consagradas no meio esportivo. Esta conduta se traduz na confiança que muitos já depositaram na nossa equipe. O responsável pela Clínica é o Médico, especialista em Medicina do Esporte e diretor da Sociedade Brasileira de Medicina Esportiva, Dr. Ivan Pacheco. Clique aqui e saiba mais sobre a SOS Esportes. 

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Copyright © 2019 SOS Esportes | Desenvolvido por DoutorX