5 verdades sobre Síndrome da Dor Femoropatelar

A Síndrome da Dor Femoropatelar, também chamada de joelho de corredor, é um termo amplo usado para descrever a dor na parte da frente do joelho e ao redor da patela.
o que é Dor femoropatelar

A Síndrome da Dor Femoropatelar é um termo amplo usado para descrever a dor na parte da frente do joelho e ao redor da patela. A patela, também chamada de rótula, é um pequeno osso móvel localizado na parte da frente do joelho no tendão do quadríceps femoral. A síndrome é a inflamação da cartilagem desta área e é muito comum em atletas.

Confira abaixo cinco informações sobre a dor femoropatelar:

1 – Dor femoropatelar é uma das formas mais comuns de dor no joelho

A Síndrome de Dor Femoropatelar (SDFP), também conhecida como dor anterior no joelho, condromalácia patelar ou joelho do corredor, é uma das principais causas de consultas por dores no joelho.

2 – Existe tratamento para dor femoropatelar

Com um plano de tratamento adequado, é possível a recuperação da síndrome de dor femoropatelar. O tratamento é focado na reabilitação muscular do quadríceps, isquiotibiais e panturrilhas e deve ser realizado com acompanhamento de um médico especializado. 

3 – Dor é o principal sintoma

A dor ao praticar esportes como corrida, tênis, ciclismo e futebol é maior sintoma da doença. Também pode ocorrer dor ao descer escadas, ao permanecer sentado durante muito tempo, sensação de bloqueio ou instabilidade no joelho e estalos no interior do joelho.

4 – Ocorre mais em mulheres

Devido a anatomia do corpo feminino, as mulheres estão no grupo de risco da Síndrome Femoropatelar. Pessoas sedentárias, obesas e praticantes de esportes também estão mais predispostos à doença.

5 – É mais comum em praticantes de esportes de alto impacto

Embora ocorra também em pessoas que não praticam esportes, a Síndrome de Dor Femoropatelar é mais frequente em corredores, jogadores de futebol, de vôlei, basquete e tênis. Estes esportes são de alto impacto, com desaceleração e mudanças de direção constantes, exigindo muito da cartilagem patelar.

Ao sentir qualquer dor ou desconforto no joelho, durante a prática da sua atividade física ou não, procure um especialista. Somente ele poderá diagnosticar e prescrever tratamento adequado e de forma segura para a sua recuperação.

SOS ESPORTES

A SOS Esportes possui profissionais com mais de 25 anos de experiência em tratamento de atletas de alto rendimento, sempre atualizados.

Nestes anos, conta com milhares de procedimentos cirúrgicos com tecnologia de ponta, procurando oferecer as técnicas mais consagradas no meio esportivo. Esta conduta se traduz na confiança que muitos já depositaram na nossa equipe. O responsável pela Clínica é o Médico, especialista em Medicina do Esporte e diretor da Sociedade Brasileira de Medicina Esportiva, Dr. Ivan Pacheco. Clique aqui e saiba mais sobre a SOS Esportes.

 

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Copyright © 2019 SOS Esportes | Desenvolvido por DoutorX