Artroscopia: o que é e quais as indicações

A artroscopia, também conhecida como cirurgia artroscópica, é um procedimento cirúrgico realizado nos ombros, cotovelos, tornozelos, quadril, mãos, pulsos e, com mais frequência, nos joelhos. Trata-se  de uma técnica cirúrgica minimamente invasiva, que permite explorar e tratar as lesões localizadas no interior das articulações utilizando uma câmera de imagem e instrumentos específicos.

A palavra artroscopia tem origem em duas palavras gregas: artro (articulação) e escopia (olhar). No procedimento, através do artroscópio, o cirurgião consegue observar as articulações detalhadamente, inspecionando toda a área afetada de forma rápida por meio de pequenas incisões de 1 a 1,5 cm. A técnica, que pode ser utilizada tanto no diagnóstico como no tratamento cirúrgico de problemas articulares, proporciona um pós-operatório com menos dor, riscos e complicações.

Indicações
A artroscopia é indicada principalmente como método cirúrgico para reparar diversos tipos de lesões, em diferentes regiões do corpo. Alguns tratamentos em que a técnica é utilizada:

  • Tratamento de lesões de meniscos, cartilagem e ligamentos no joelho
  • Reparo de tendões, cartilagem e tratamento da instabilidade do ombro
  • Tratamento de lesões de cartilagem e impacto do quadril e tornozelo
  • Biópsia de tecidos intra-articulares nas diversas articulações.

Como é o procedimento
Na cirurgia artroscópica, o médico realiza de duas a três pequenas incisões na articulação do paciente. Uma será utilizada para a introdução do artroscópio e o outra para realizar a operação, caso outros instrumentos sejam necessários.

Com o artroscópio, é possível visualizar minuciosamente os dados na região e iniciar o tratamento imediato. A duração pode variar de 45 minutos a 1 hora, dependendo da situação da lesão, e o paciente pode receber alta no mesmo dia. Embora não seja considerada um procedimento complexo por não ser invasivo, a cirurgia ainda exige cuidados específicos.

Segurança
É importante realizar o procedimento de artroscopia com um profissional qualificado, que esteja capacitado e seja especializado em cirurgias deste tipo.

SOS ESPORTES
A SOS Esportes possui profissionais com mais de 25 anos de experiência em tratamento de atletas de alto rendimento, sempre atualizados.

Nestes anos, conta com milhares de procedimentos cirúrgicos com tecnologia de ponta, procurando oferecer as técnicas mais consagradas no meio esportivo. Esta conduta se traduz na confiança que muitos já depositaram na nossa equipe. O responsável pela Clínica é o Médico, especialista em Medicina do Esporte e diretor da Sociedade Brasileira de Medicina Esportiva, Dr. Ivan Pacheco. Clique aqui e saiba mais sobre a SOS Esportes.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Copyright © 2019 SOS Esportes | Desenvolvido por DoutorX