Corrida: benefícios e cuidados

corrida benefícios e cuidados

A corrida é uma atividade que proporciona diversos benefícios, não só para o corpo como também para a mente. Muitos a consideram um dos esportes mais democráticos devido a sua praticidade: com um tênis apropriado e uma roupa confortável é possível começar a praticá-lo.

Benefícios da corrida

A corrida é um esporte de alta intensidade, mas suas vantagens não estão apenas relacionadas a perda de peso. Muitos dos benefícios podem ser percebidos desde a primeira prática do exercício, enquanto outros surgem a longo prazo. Abaixo, confira a lista de alguns dos muitos benefícios relacionados com a prática de corrida.

– Melhora da qualidade do sono;
– Proteção de doenças como câncer e doenças cardiovasculares;
– Redução risco de diabetes, infarto e AVC;
– Fortalecimento dos músculos e dos ossos;
– Aumento da disposição;
– Controle da pressão arterial;
– Aumento do condicionamento físico e da massa muscular;
– Combate da depressão e redução da ansiedade.

Cuidados para quem pratica corrida

Há quem prefira correr ao ar livre, enquanto outros gostam mais da esteira. Seja qual for a sua preferência, alguns cuidados precisam ser tomados para garantir a segurança durante a prática da corrida. Quem pretende começar a correr precisa estar atento a alguns itens:

Alongamento
Essencial para quem pratica qualquer exercício físico, o alongamento também pode prevenir lesões e melhorar da flexibilidade.

Roupa adequada
Sempre escolha peças que sejam confortáveis e funcionais para o seu corpo. Dê preferência para shorts apropriados para corrida, tops com boa sustentação e camiseta com tecnologia dry fit.

Calçado
A escolha do tênis é realmente importante. Ele irá ajudar para que a “pisada” tenha menos impacto em seus pés. O calçado precisa ser confortável e, de preferência, conter o amortecedor na altura do calcanhar.

Hidratação
Durante a corrida, nosso corpo perde quantidade significativas de líquidos e minerais. Ingerir água antes e depois é fundamental para que a sua saúde não seja prejudicada.

Praticar um esporte como a corrida é uma das melhores coisas que você pode fazer pelo seu cérebro e seu corpo. Mas lembre-se: antes de iniciar uma atividade física, faça uma avaliação médica e mantenha seus exames em dia. E, em caso de dor, lesão ou desconforto, procure um médico especializado medicina esportiva e traumatologia.  


SOS ESPORTES

A SOS Esportes possui profissionais com mais de 25 anos de experiência em tratamento de atletas de alto rendimento, sempre atualizados. Nestes anos, conta com milhares de procedimentos cirúrgicos com tecnologia de ponta, procurando oferecer as técnicas mais consagradas no meio esportivo. Esta conduta se traduz na confiança que muitos já depositaram na nossa equipe. O responsável pela Clínica é o Médico, especialista em Medicina do Esporte e diretor da Sociedade Brasileira de Medicina Esportiva, Dr. Ivan Pacheco. Clique aqui e saiba mais sobre a SOS Esportes. 

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Copyright © 2019 SOS Esportes | Desenvolvido por DoutorX