Lesão de menisco: como tratar?

A lesão de menisco ocorre com frequencia em praticantes de esportes de impacto. A ruptura é geralmente tratada com uma técnica chamada artroscopia.

Você sabe o que é menisco? Essa estrutura do joelho serve como uma espécie de amortecedor da articulação, recebendo toda a carga do corpo. A ruptura do menisco é uma das lesões mais frequentes no joelho e acontece principalmente em pessoas que praticam esportes de contato, embora também possa ser decorrente de qualquer trauma ou processo degenerativo.

Meniscos: funções e importância

Meniscos são estruturas em formato da letra C que ficam dentro do joelho. Sua principal função é o amortecimento das cargas, mas também atuam para a estabilidade articular, proteção da cartilagem e lubrificação do joelho.


Sintomas da lesão de menisco

Um dos principais sintomas da lesão meniscal é a dor localizada na parte interna (caso de rompimento de menisco interno) ou externa (quando a lesão é no menisco externo) no joelho, com períodos de alívio e de agravamento ao cruzar as pernas, ao se agachar ou esticar o joelho. Também pode ocorrer a sensação de bloqueio ou travamento da articulação.


Tratamento para lesão de menisco

O tratamento para a lesão de menisco pode ser cirúrgico ou não. Caso seja cirúrgico, é sempre recomendada a preservação dessa estrutura, devido sua grande importância para o corpo. Outros fatores que devem ser levados em consideração na escolha do tratamento é o tipo de menisco (lateral ou medial), a localização, o formato da lesão e a causa (trauma ou degeneração).

Cirurgia

A artroscopia é o procedimento cirúrgico padrão usado para tratar as lesões meniscais. Nessa técnica, o cirurgião introduz um artroscópio  por meio de pequenas incisões no joelho, permitindo a visualização completa das estruturas internas do joelho através de uma microcâmera.

As lesões do menisco podem ser tratadas cirurgicamente de diferentes formas. As mais utilizadas são:

– Ressecção da lesão (meniscectomia): Procedimento utilizado para tratar a ruptura do menisco onde se corta e retira uma parte dele. É normalmente indicada para lesões na área mais central do menisco em pessoas jovens e em pacientes que não obtiveram resultado no tratamento não cirúrgico. A desvantagem desta opção é que a redução do menisco pode aumentar a sobrecarga na cartilagem articular

– Sutura do menisco: Nesta técnica ocorre a fixação da lesão do menisco com pontos, sendo uma opção que devolve a estabilidade no lugar da lesão permitindo que o menisco possa cicatrizar e voltar a ter sua função normal. Por preservar a estrutura, é uma escolha a ser considerada sempre que a lesão permitir.

Outras técnicas utilizadas são a fixação da raiz do menisco e  subcondroplastia (indicado quando há edema ósseo).

 

SOS ESPORTES

A SOS Esportes possui profissionais com mais de 25 anos de experiência em tratamento de atletas de alto rendimento, sempre atualizados.

Nestes anos, conta com milhares de procedimentos cirúrgicos com tecnologia de ponta, procurando oferecer as técnicas mais consagradas no meio esportivo. Esta conduta se traduz na confiança que muitos já depositaram na nossa equipe. O responsável pela Clínica é o Médico, especialista em Medicina do Esporte e diretor da Sociedade Brasileira de Medicina Esportiva, Dr. Ivan Pacheco. Clique aqui e saiba mais sobre a SOS Esportes.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Copyright © 2019 SOS Esportes | Desenvolvido por DoutorX