Lesão de menisco: entenda quando a cirurgia é uma opção

O menisco é uma estrutura do joelho que serve como uma espécie de amortecedor da articulação, dissipando as forças. É por esse motivo que a lesão de menisco são muito frequentes sejam decorrentes de trauma ou de processo degenerativo.
lesao de menisco

O menisco é uma estrutura do joelho que serve como uma espécie de amortecedor da articulação, dissipando as forças. É por esse motivo que a lesão de menisco são muito frequentes sejam decorrentes de trauma ou de processo degenerativo.

No esporte, as lesões meniscais, assim como as lesões ligamentares estão entre as principais causas de afastamento dos atletas. Nestes casos, a ruptura geralmente ocorre por conta de uma força de torção no joelho acima do normal ou por impacto.

As lesões de menisco também podem ocorrer como consequência de outros tipos de lesões no joelho, principalmente a de ligamento cruzado anterior.

Sintomas

As lesões de menisco possuem sintomas bem característicos. O  principal é a dor localizada na parte interna (em caso de rompimento de menisco interno) ou externa (se tratando de lesão no menisco externo) no joelho, com períodos de alívio e de agravamento ao cruzar as pernas. Geralmente o inchaço também está presente.

Em alguns casos, a lesão pode causar a limitação de movimento ou até episódios de travamento da articulação do joelho, podendo gerar estalidos e bloqueios do joelho, em algumas posições.

Tratamento para lesão de menisco

O tratamento para lesão de menisco pode ser do tipo conservador, por meio da prescrição de analgésicos, repouso e fisioterapia ou por meio de cirurgia. A escolha do melhor tratamento dependerá da localização, tamanho, tempo e ocorrência da lesão e do perfil do paciente (idade e se pratica ou não esportes).

Geralmente, o tratamento não-cirúrgico costuma ser indicado para pacientes idosos. Já a cirurgia costuma ser indicada para pacientes mais jovens  quando o tratamento conservador não surgiu efeito ou quando a gravidade da lesão impossibilita a recuperação do menisco como um todo.

Como é a realizada a cirurgia para lesão de menisco

A cirurgia clássica para tratamento da lesão de menisco é chamada de meniscectomia. O procedimento consiste na retirada da parte afetada do menisco, buscando preservar a maior parte da estrutura e sua função. 

Há também a técnica de sutura do menisco, nos quais as rupturas são reparadas por meio de pontos. No entanto, a indicação e o sucesso do tratamento depende muito do tipo de lesão e da condição geral do menisco.  

A meniscectomia é realizada via artroscopia, um procedimento pouco invasivo na qual um instrumento chamado artroscópio é inserido na articulação por meio de pequenas incisões. A cirurgia é realizada sob anestesia e tem duração média de  20 minutos. Na maioria das vezes, o paciente receba alta no mesmo dia.

Recuperação e retorno ao esporte

A recuperação da meniscectomia costuma ser mais rápida que a da sutura de menisco. No entanto, independente da técnica empregada, os pacientes que passaram por cirurgia de menisco devem seguir as recomendações médicas para garantir o sucesso do procedimento. Se tratando de atletas profissionais, o período de recuperação é ainda mais importantes para agilizar o retorno aos treinos. 

O retorno aos esportes dependerá da evolução da recuperação, mais geralmente, no caso da meniscectomia os pacientes podem retomar as atividades dentro de 1 a 2 meses. Já no caso da sutura meniscal, indica-se evitar esportes de contato por seis meses.

SOS ESPORTES

A SOS Esportes possui profissionais com mais de 25 anos de experiência em tratamento de atletas de alto rendimento, sempre atualizados.

Nestes anos, conta com milhares de procedimentos cirúrgicos com tecnologia de ponta, procurando oferecer as técnicas mais consagradas no meio esportivo. Esta conduta se traduz na confiança que muitos já depositaram na nossa equipe. O responsável pela Clínica é o Médico, especialista em Medicina do Esporte e diretor da Sociedade Brasileira de Medicina Esportiva, Dr. Ivan Pacheco. Clique aqui e saiba mais sobre a SOS Esportes.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Copyright © 2019 SOS Esportes | Desenvolvido por DoutorX