Lesões dos tendões fibulares: o que é, sintomas e tratamento

Entenda o que acontece nas lesões de tendões fibulares e como preveni-las

As torções do tornozelo são lesões esportivas que ocorrem com frequência em atletas, principalmente em pessoas que praticam exercícios de impacto, saltos ou corrida. Os músculos fibulares são de extrema importância, pois têm a função de manter o equilíbrio e o funcionamento adequado que o pé e do tornozelo. 

Os tendões fibulares são estruturas essenciais para os movimentos que o pé e o tornozelo realizam a caminhada e a corrida. Com essa grande responsabilidade, estes músculos podem sofrer lesões de diferentes graus e intensidades, podendo causar inclusive limitação funcional.

Uma destas lesões é a tendinite ou tenossinovite dos tendões fibulares. Esta lesão é um processo inflamatório relacionado a pequenos traumas causados por movimentos repetitivos, entorses ou alterações anatômicas locais. Assim, os tendões tendem a ficar inflamados, causando dores ao realizar movimentos ou ao toque.

Em qualquer tendão do corpo pode haver tendinite e no pé e tornozelo não é diferente. A  tendinopatia é uma lesão causada pela sobrecarga ou pelo esforço repetitivo, que afeta um ou mais tendões. Outro fator como o envelhecimento Para prevenir este tipo de problema, é necessário utilizar tênis adequados, não exagerar nos treinamentos e fazer uma avaliação ortopédica para verificar eventuais irregularidades nas pisadas. A sobrecarga nos tendões com exercícios praticados de maneira incorreta e sem a devida orientação são fatores que podem causar este tipo de lesões.

A lesão dos tendões fibulares pode ser de difícil diagnóstico, pois muitas vezes está associada a um quadro clínico de entorse do tornozelo. Por isso, é necessário uma avaliação criteriosa com um médico especialista, que irá examinar e realizar exames para prescrever o melhor tratamento. Muitas vezes o tratamento inclui apenas a suspensão da atividade física, o repouso, a imobilização e a aplicação de gelo no local. Entretanto, em alguns casos, é necessário tratamento cirúrgico para a recuperação. A avaliação de um médico especialista em medicina esportiva e traumatologia é essencial para avaliar a gravidade da lesão e prescrever o tratamento adequado. 

SOS ESPORTES
A SOS Esportes possui profissionais com mais de 25 anos de experiência em tratamento de atletas de alto rendimento, sempre atualizados.

Nestes anos, conta com milhares de procedimentos cirúrgicos com tecnologia de ponta, procurando oferecer as técnicas mais consagradas no meio esportivo. Esta conduta se traduz na confiança que muitos já depositaram na nossa equipe. O responsável pela Clínica é o Médico, especialista em Medicina do Esporte e diretor da Sociedade Brasileira de Medicina Esportiva, Dr. Ivan Pacheco. Clique aqui e saiba mais sobre a SOS Esportes. 

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Copyright © 2019 SOS Esportes | Desenvolvido por DoutorX