Maratona esportiva: dicas e cuidados

Se você corre com alguma periodicidade já deve ter pensado em participar de uma maratona. Esta, que é uma das corridas mais desgastantes do atletismo, é um grande desafio para esportistas: os atletas devem correr durante um percurso longo, com exatos 42.195 metros.

Se participar de uma maratona está entre suas metas, prepare-se. É necessário um planejamento com antecedência, com uma rotina progressiva de treinos e alguns cuidados para manter a sua segurança durante a prova. Confira abaixo algumas dicas e cuidados.

Avaliação médica
Antes de iniciar a preparação, consulte um médico e realize exames de sangue e o teste ergoespirométrico, que avalia o nível de aptidão física, o funcionamento do coração e dos pulmões.

Alimentação
Invista em uma alimentação balanceada, de preferência prescrita por um nutricionista. Este profissional irá indicar uma dieta com horários, quantidades e alimentos de acordo com o seu objetivo. 

Plano de treinamento
Com o auxílio de um educador físico, crie um plano de treinamento. O ideal é fazer com antecedência, para que seu corpo possa criar condicionamento físico e o preparo seja realizado de forma consciente e segura. 

Participe de grupos de corrida
Os grupos de corrida são uma forma divertida de treinar. Além de ajudar na socialização e troca de experiências, atuam como um incentivo para a continuidade dos treinos. 

Corridas menores
Antes da maratona, participe de outras corridas, com provas de 5km, depois de 10km e aumente sucessivamente. Assim o seu corpo irá progredindo aos poucos, sem exageros e de forma saudável.

Descanso
Mesmo com um treino intenso, respeitar o período de descanso para a recuperação da energia é essencial. Noites de sono com no mínimo 8 horas de descanso são recomendadas.


Respeite o seu corpo
Preste atenção aos sintomas e escute o seu corpo. Respeite os limites e não exagere nos treinos. O foco para alcançar a sua meta é importante, mas você não deve sobrecarregar seu organismo. Sempre busque o equilíbrio e a prática de atividade física com segurança.


SOS ESPORTES

A SOS Esportes possui profissionais com mais de 25 anos de experiência em tratamento de atletas de alto rendimento, sempre atualizados.

Nestes anos, conta com milhares de procedimentos cirúrgicos com tecnologia de ponta, procurando oferecer as técnicas mais consagradas no meio esportivo. Esta conduta se traduz na confiança que muitos já depositaram na nossa equipe. O responsável pela Clínica é o Médico, especialista em Medicina do Esporte e diretor da Sociedade Brasileira de Medicina Esportiva, Dr. Ivan Pacheco. Clique aqui e saiba mais sobre a SOS Esportes.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Copyright © 2019 SOS Esportes | Desenvolvido por DoutorX