O que é sarcopenia e como evitar?

sarcopenia

A sarcopenia é o nome de um processo natural e progressivo de perda massa muscular magra no corpo humano. Esta doença muscular está ligada, principalmente, ao processo de envelhecimento, e costuma iniciar aos 30 anos. Após os 50 anos de idade possui uma alta incidência, pois este é um período em que há grande redução de hormônios no corpo, como o estrogênio e testosterona.

Dados da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia mostram que cerca de 15% dos brasileiros têm sarcopenia a partir dos 60 anos de idade. Após 80 anos, este número sobe para  46%. Com o aumento da expectativa de vida e da população idosa, este problema tornou-se cada vez mais relevante atualmente. Por isso, é importante estar atento aos sintomas e nas principais formas de prevenção.

Sintomas da sarcopenia

Muitas vezes a perda de massa muscular demora a ser percebida. Alguns sintomas incluem:
– Perda da força
– Redução do equilíbrio e do desempenho físico
– Dificuldade para realizar atividades físicas anteriormente consideradas fáceis, como fazer compras, arrumar a casa ou até levantar da cama
– Quedas constantes

Prevenção

A prática de exercícios físicos com frequência é uma das principais formas de prevenir a sarcopenia. É importante também seguir uma dieta equilibrada, rica em proteínas, com orientação de um profissional.

Importante ressaltar que escolha da atividade física deve levar em conta as necessidades de cada pessoa. Sempre busque o auxílio de um profissional especializado para orientar e acompanhar a prática de exercício. O acompanhamento auxilia na prevenção de lesões e na indicação dos melhores exercícios de acordo com o seu objetivo. 

Outro fator importante é acompanhamento médico: exames de rotina e check ups devem estar na lista de prioridade, principalmente com o passar dos anos. Com esses exames é possível identificar doenças que podem prejudicar a perda de massa magra como hipotireoidismo e diabetes, por exemplo. 

SOS ESPORTES

A SOS Esportes possui profissionais com mais de 25 anos de experiência em tratamento de atletas de alto rendimento, sempre atualizados. Nestes anos, conta com milhares de procedimentos cirúrgicos com tecnologia de ponta, procurando oferecer as técnicas mais consagradas no meio esportivo. Esta conduta se traduz na confiança que muitos já depositaram na nossa equipe. O responsável pela Clínica é o Médico, especialista em Medicina do Esporte e diretor da Sociedade Brasileira de Medicina Esportiva, Dr. Ivan Pacheco. Clique aqui e saiba mais sobre a SOS Esportes. 



Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Copyright © 2019 SOS Esportes | Desenvolvido por DoutorX