Como prevenir lesões no futebol

lesões no futebol

O futebol é um dos esportes mais populares no Brasil e sua prática é incentivada desde a infância. Muitos adultos praticam este esporte que, mesmo trazendo diversos benefícios para a saúde, também exige cuidados. 

As lesões no futebol são muito frequentes e não ocorrem apenas em atletas profissionais, mas também nos chamados “jogadores de final de semana”. Algumas das lesões mais comuns acontecem no tornozelo e no joelho. Entre os tipos de lesões mais frequentes estão a distensão muscular, a contusão, fratura, câimbras e luxação.

Como prevenir lesões no futebol

Existem algumas formas de continuar jogando futebol diminuindo os riscos de lesões durante a atividade.

Fortalecer a musculatura

Principalmente quando o futebol é o único exercício realizado, é essencial a prática mais constante de atividade física. Outras atividades que proporcionem condicionamento cardiovascular e o fortalecimento muscular são importantes para a prevenção de lesões.

Sempre realizar alongamento e aquecimento

O aquecimento antes do jogo é de extrema importância, pois ajuda a preparar o corpo para a partida. Com o aquecimento, o corpo passa por algumas mudanças essenciais para a prática do esporte, atingindo a temperatura corporal adequada. O alongamento também é essencial, pois auxilia na preparação do sistema cardiorrespiratório, com maior fluxo de sangue.

Evitar jogar quando estiver cansado

Se você estiver cansado, não jogue futebol. Você poderá sobrecarregar seu corpo e seus músculos, o que pode prejudicar seu organismo e causar lesões.

Utilizar equipamentos de proteção

O uso de joelheiras e tornozeleiras pode ser eficaz na prevenção de lesões para quem já sofreu alguma lesão anteriormente.  

Lesões no futebol: quando procurar ajuda

Um médico especialista em medicina esportiva e traumatologia deve ser procurado sempre que existir a suspeita de uma lesão. Também é necessário a avaliação de um especialista caso ocorram os seguintes sinais: deformidades no osso ou na articulação, incapacidade de aguentar o peso do corpo na área afetada, edema excessivo, alterações na cor da pele e ausência de melhora dos sintomas após alguns dias. 



SOS ESPORTES

A SOS Esportes possui profissionais com mais de 25 anos de experiência em tratamento de atletas de alto rendimento, sempre atualizados. Nestes anos, conta com milhares de procedimentos cirúrgicos com tecnologia de ponta, procurando oferecer as técnicas mais consagradas no meio esportivo. Esta conduta se traduz na confiança que muitos já depositaram na nossa equipe. O responsável pela Clínica é o Médico, especialista em Medicina do Esporte e diretor da Sociedade Brasileira de Medicina Esportiva, Dr. Ivan Pacheco. Clique aqui e saiba mais sobre a SOS Esportes. 

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Copyright © 2019 SOS Esportes | Desenvolvido por DoutorX